terça-feira, 28 de agosto de 2012

FORTUNA FINAL

Ninguém afirma:  "Deus não existe" sem antes ter desejado que Ele não exista.

Esta frase do filósofo Joseph de Maistre tem muito de verdade. Com efeito o devedor solvente gostaria que seu credor não existisse. O pecador que não quer deixar o pecado, passa a negar a existencia de Deus.

Por isso, quando se dá as provas da existencia de Deus para alguém, não se deve esquecer que a maior força a vencer não é a dos argumentos dos ateus, e sim o desejo deles de que Deus não exista.

Não adiantará dar provas a quem não quer aceitar sua conclusão.

Em todo caso, quem já teve a oportunidade de ler as obras  de Aristoteles e São Tomás de Aquino que tratam a respeito da existencia de Deus, verá que suas provas tem tal brilho e tal força que convencem a qualquer um que tenha um mínimo de boa vontade e de retidão intelectual.

A existencia de Deus e outras verdades semelhantes a respeito dele que podem ser conhecidos pela razão, como diz São Paulo em Rom 1,19, não são artigos de fé. Deste modo a fé pressupõe o conhecimento natural, assim como a graça pressupõe a natureza e a perfeição pressupõe o que é perfectível.

Entretanto, alguém que não conheça ou não  entenda a demonstração filosófica da existencia de Deus, pode aceitar a existencia Dele por meio da fé. 

Fortuna Final (Final Fortune) é a mensagem da banda Helloween para que atentemos sobre a presença sempre constante de Jesus na nossa vida:



quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ORAÇÃO: O ALIMENTO PARA O ESPÍRITO

A oração é uma necessidade humana. De um jeito ou de outro ela é real, pois é o alimento de nosso espírito.

Nos momentos de depressão e pessimismo sentimos como balançamos por dentro. Mas, também, quando entramos em grande euforia, ou nos empolgamos demais com alguma coisa ou atividade, perdemos o controle e a justa medida. É assim com crianças, com adolescentes e jovens. É assim a vida toda.

Padroeiro da moral cristã, Santo Afonso sintetizou em uma frase a importancia da oração, dentro desta condição humana: " Quem reza se salva". Sugere com isso que a oração é o grande encontro de nós mesmos com Deus. Se buscarmos Nele a sua bondade, Ele  nos mostra a justa medida e  bom encaminhamento de nossa vida. Se nos sentimos fracos e pessimistas, Ele nos conforta e anima. Se nos sentimos fortes e animados, Ele nos mostra as tarefas da bondade no mundo e a alegria da pratica do bem.

Há muitos jeitos de rezar. Usamos orações prontas, gestos e cânticos. Mas, o principal mesmo, é o encontro com a bondade de Deus, que nos acolhe e direciona nossa vida. Não é importante dizer tantas coisas para Deus. Jesus disse: "Quando voces rezarem não usem muitas palavras, pensando que serão atendidos pelo palavreado" (Mt 6,7). É preciso deixar que Ele nos fale. Melhor mesmo é abrir diante dele com toda confiança, nossa vida, colocando o que precisa da Sua Palavra e presença. O Pai Nosso é a grande síntese dos conteúdos da oração que Jesus nos ensinou.

É preciso ter momentos de oração cada dia. Também quando tudo corre bem, pois nos empolgamos com as facilidades e esquecemos outras coisas importantes. Sem rezar acabamos perdendo a noção de quem realmente somos e qual o rumo de nossa vida. Pela oração encontramos força interior e os grandes sentidos que nos guiam.

A oração é tema também desta linda música da banda americana  WHITECROSS:  "I Keep Praying". E você?


terça-feira, 21 de agosto de 2012

LAICATO - A SERVIÇO DE SUA MAJESTADE

Quem são os leigos e leigas na Igreja? São os fiéis que, incorporados a Cristo pelo Batismo, constituidos no povo de Deus
e, a seu modo, feito participantes da função sacerdotal, profética e régia de Cristo, exercem no seu âmbito, a missão de todo
o povo cristão na Igreja e no mundo.

É próprio dos leigos viver no meio do mundo e das ocupações seculares, sendo chamados por Deus  para estarem, como  o fermento na massa, atuando no meio do mundo (na família, na atividade profissional, na vida social, na política, etc.)

Os cristão leigos tem tem funções próprias e indispensáveis na missão da Igreja que derivam da própria vocação cristã.
É desejável que sua atução revele um equilibrio entre a ação pastoral e sua inserção no mundo quando fé e vida, fé e política, tendo por objetivo a transformação da sociedade, na busca de vida plena para todos.

Como fazer crescer a consciencia de que os leigos são uma força viva e que precisam assumir de maneira coerente e consequente, uma prática de vida que revele um compromisso efetivo a partir dos sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma?

Sendo maioria no conjunto dos  cristãos, do Povo de Deus, por que,  muitas vezes, os leigos não se veem como força, mas como fraqueza?

Portanto,  leigos,  com soldados a serviço do Reino, devemos nos sentir fortes, destemidos, pois estamos todos a serviço de Sua Majestade: O Rei Jesus.  É o que nos exorta a banda sueca , NARNIA  com o single: "IN HIS MAJESTY'S SERVICE"

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

HOMENAGEM AOS PAIS

No último domingo comemoramos o dia dos pais.
O pai, ao lado de nossa mãe é para ser a figura mais importante de nossa vida.
Neste dia muitos tiveram a felicidade de abraçar seus pais, enquanto  a outros só lhes restaram as lembranças dos dias em que passaram juntos e com elas, certamente as lágrimas.
Certamente, no íntimo de seus corações conversaram assim com seus pais:

"Quando eu era pequeno, voce me tomou pela mão.
Pai, voce deve saber, eu entendo.
Voce me ensinou o certo do errado, e como viver,
Voce deu o maior presente que poderia dar,
Voce nunca me decepcionou,
Voce me fez forte ..."

Deixa que agora o MANOWAR completa o resto.

Que Deus abençoe a todos os pais!


VOCAÇÃO MATRIMONIAL

O matrimonio é constituido pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento mútuo e irrevogável, mediante o qual os conjuges se doam e recebem mutuamente. A própria união do homem e da mulher e o bem dos filhos exigem a perfeita unidade dos conjuges e sua indissolúvel unidade.

A instituição do matrimonio e o amor dos conjuges, pela sua indole natural, se destinam à procriação e educação dos filhos em que culminam, como uma coroa; e os filhos são, na verdade o mais excelente dom do matrimonio e muito contribuem para a felicidade dos próprios pais.

A íntima relação de amor pela qual os conjuges já não são dois, mas uma só carne, foi estabelecido pelo Criador, instruida com suas leis e dotada com sua benção, a única que não foi abolida pelo castigo do pecado original. Este vínculo sagrado, portanto, não depende do arbítrio humano, mas do próprio autor do matrimonio, que o quis dotado de vários bens e fins.

Aqueles que se casam em Cristo, em fidelidade à Palavra de Deus, devem celebrar frutuosamente, viver honestamente e testemunhar publicamente diante de todos o mistério da união de Cristo e da Igreja.

O matrimonio desejado, preparado, celebrado e vivido na vida de cada dia, à luz da Fé,é o "que a Igreja une, a doação confirma, a benção fortalece, os anjos anunciam e o Pai ratifica".

"Vossa mãe era serva do Senhor e sempre guardava a vossa Palavra: que assim sejam todas as mães cristãs.
Vosso pai era um homem justo, porque vivia de fé e de esperança: que assim sejam todos os pais cristãos. Formando assim uma só familia, o amor do  único Pai" Gen 2,18-24 ;  Tobias 8,4b-8; Salmo 127(128) e Marcos 10,6-9.

"Acredite" -  recado da lendária banda SAVATAGE:

domingo, 12 de agosto de 2012

AGOSTO, MÊS DAS VOCAÇÕES. PRIMEIRA: "PRESBITERAL"

Todos os meses de agosto a Igreja reserva para que sejam discutidas e enaltecidas as questões relacionadas às vocações, mas, não vocações do ponto de vista profissional e sim da maneira com a qual cada um se identifica mais dentro do contexto do Reino de Deus. São três as situações apresentadas   para que cada um escolha, dentre elas, o estilo de vida que mais tem a ver  com seus anseios  e através do qual dará sua contribuição para o serviço aos irmãos e a consequente  construção do Reino de Deus.

A primeira opção é a VOCAÇÃO PRESBITERAL:

O sacerdócio, como dizia Santo agostinho,  é um serviço de amor porque é um serviço de pastor, é gastar a vida no zelo pelo rebanho que é o Povo de Deus. Assim,  quem sente no intimo do coração o chamado de Deus para seguir a vocação sacerdotal deve se preparar para o serviço de amor ao próximo no seguimento de Jesus, ou seja, na entrega da vida.

Ao afirmar o primado da evangelização, o Vaticano II propõe ao presbitero uma espiritualidade apostólica, profética e missionária, não só voltada em primeiro lugar para o culto e a vida interna da Igreja, mas para a missão no mundo e a convivencia fraterna com os leigos.

Os elementos fundamentais na maturação da vocação presbiteral podem ser resumidos em três, sendo que este funcionam como eixos da vida de quem se sente chamado: O amor à palavra de Deus, à Eucaristia e ao Reino de Deus, que exige o empenho para a construção de uma sociedade  justa e fraterna.

Estas três atribuições caracteristicas do Padre, são também tarefas da Igreja, povo de profetas (Palavra), sacerdotes (Eucaristia) e Reis/Pastores (Paixão pela justiça do Reino) devem ser plasmadas na vida e na consciencia daqueles que estão se preparando para assumir o ministerio presbiteral na Igreja.

Por D.Pedro Carlos Cipolini

Para pregar, é preciso crer, e sobre CRER, fala agora a banda  MANOWAR: I BELIEVE

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES: UM MILAGRE DESACREDITADO?

Jesus, conforme nos ensina a Igreja, é o Deus Encarnado, que veio ao mundo para saciar a nossa sede de verdade e para nos lavar de nossos pecados. Alguns hereges, porém, negam a sua divindade, afirmando que os milagres descritos nos Evangelhos seriam meras alegorias fantasiosas. Sendo assim, o episódio da multiplicação dos pães e peixes teria sido efeito da PARTILHA, de um surto de solidariedade entre a multidão. Nada de sobrenatural, portanto.
A VERDADE PROCLAMADA PELOS APÓSTOLOS E PELA IGREJA
Para os incautos que ouvem um padre ou um leigo herege, esta versão pode até convencer, pois traz um justo apelo à solidariedade. O problema é, segundo os Evangelhos e a Tradição da Igreja, não foi isso que aconteceu. E ninguém tem o direito de deturpar as Escrituras por meio de uma interpretação particular, ainda que seja com a desculpa de pregar uma lição de moral positiva.

É, no mínimo, uma incoerência tremenda alguém que se diz católico negar desavergonhadamente o milagre testemunhado pelos apóstolos e reafirmado pelo Sagrado Magistério. Além disso, quem defende a versão marxista da multiplicação dos pães e peixes precisa explicar outra grande contradição: Jesus Cristo, no dia seguinte, repreendeu o povo que foi atrás dele querendo aclamá-lo como rei:

Em verdade, em verdade vos digo: buscais-me, não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e ficastes fartos.
Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do Homem vos dará. Pois nele Deus Pai imprimiu o seu sinal.
(João 6, 26-27)

Ou seja, eles buscavam Jesus pelo motivo errado: não porque haviam reconhecido como Filho de Deus pelo testemunho de seus milagres, mas porque o consideravam um líder humano competente para garantir o seu bem-estar material. Exatamente como os hereges de hoje o veem: um defensor das causas sociais, despido de divindade.

O então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje Papa Bento XVI, diversas vezes alertou o povo católico sobre esta heresia:

“Sem resposta para a fome da verdade, sem cura das doenças da alma ferida por causa da mentira ou, numa palavra, sem a verdade e sem Deus, o homem não se pode se salvar. Aqui descobrimos a essência da mentira do demônio. Deus aparece na sua visão do mundo como supérfluo, desnecessário à salvação do homem. Deus é um luxo dos ricos. Segundo ele, a única coisa decisiva é o pão, a matéria. O centro do homem seria o estômago.” (1)

Então, se alguém vier pro seu lado com esse papinho de “partilha” em vez de milagre da multiplicação dos pães e peixes, tenha a caridade de esclarecer o sujeito sobre o absurdo de suas afirmações, com muita paciência e amabilidade. Mas, se apesar disso, ele insistir com essa balela, pode mandar na lata, sem medo de errar: “Partilha é o escambáu! Cala a boca, seu HEREGE!!!”.

Materia extraída do blog "O Catequista".