sexta-feira, 28 de setembro de 2012

A TERRÍVEL VISÃO DE DEUS

Como podiam os seres criados contemplar a Deus? A visão de Deus é tão terrível  que o  próprio Moisés afirma que teme e treme. Com efeito, quando a glória de Deus apareceu no monte Sinai (Ex 20), a montanha fumegava e tremia de medo sob o efeito da revelação; e os animais que se aproximavam de suas encostas morriam. Os filhos de Israel prepararam-se: obedecendo a ordem de  Moisés, purificaram-se durante tres dias a fim de serem dignos de ouvir a vóz de Deus e de ver a Sua Revelação. Ora, quando chegou o momento, não conseguiram assumir a visão da Sua Luz e nem receber a força de Sua voz de trovão.

Mas, agora que Ele espalhou a sua graça pelo mundo com a Sua vinda, não foi através de um tremor de terra e nem através do fogo, nem anunciando-Se com uma vóz tonitruante que apareceu, mas, antes como o orvalho sobre o velo (Jz 6,37), como uma gota que cai docemente no solo. Foi sob outra forma que Ele veio até nós. Com efeito, cobriu a Sua grandeza com o véu da carne e fez desta um tesouro; viveu entre nós nesta carne que a sua Vontade havia formado no seio da Virgem Maria, a mãe de Deus, para que, ao vê-Lo, semelhante a nós e a viver entre nós, não ficássemos atormentados pelo medo ao contemplá-Lo.

Foi por isso que aqueles que se cobriam com as vestes nas quais o Criador apareceu, com esse corpo de que Ele se revestiu, se revestiram do próprio Cristo (Gl 3,27). Porque desejaram ter no seu homem interior (Ep 3,16) a mesma humildade com que Cristo Se revelou na Sua criação e nela viveu, como se revela agora aos Seus servos. Em lugar das vestes de honra e glórias exteriores, eles adornaram-se com esta humildade.

Por Santo Isaac,  o Sírio,  (século VII)

LOUCURA DA CRUZ

O que é tido como loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é tido como fraqueza de Deus é mais forte do que os homens (1Cor 1,25). Sim, a cruz é uma loucura e uma fraqueza, mas, só aparentemente.

A doutrina da cruz dominou os espíritos de todo o mundo por meio de pregadores ignorantes. Essa doutrina abriu uma escola onde não se tratava de questões banais, mas, de Deus e da verdadeira fé,da vida segundo o Evangelho, e do julgamento futuro. Assim, a cruz transformou em filósofos pessoas simples e iletradas. É por isso que a loucura da cruz é mais sábia do que a sabedoria dos homens.

Como é que é mais forte? Porque se propagou pelo mundo inteiro, porque submeteu os homens ao seu poder e resistiu aos inumeráveis adversários que gostariam de ver desaparecer o nome do Crucificado. Pelo contrario, esse nome desabrochou e propagou-se. Os seus inimigos pereceram, desapareceram; os vivos que combatiam um morto foram reduzidos à impotencia.

Com efeito, os filósofos, os oradores, os reis, em suma, a terra inteira não foi capaz de imginar o que os publicanos e pecadores conseguiram fazer pela graça de Deus. Era pensando nisso que o apóstolo Paulo dizia: "O que é tido como fraqueza de Deus é mais forte do que os homens". De outro modo, como  teriam aqueles doze pescadores pobres e ignorantes imaginado semelhante empreendimento?

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Até Quando Esperar

Irmãos, não nos deixemos ficar na indiferença e no desleixo; não adiemos sempre para amanhã ou mais tarde o momento de pormos mãos à obra. Este é o tempo favorável. É este o dia da salvação, diz o apóstolo Paulo (2Co 6,2).

Agora é o tempo da penitencia, mais tarde será o da recompensa; o presente é o tempo da perseverança, e um dia virá o da consolação. Agora, Deus vem em auxilio daqueles que se afastam do mal; mais tarde, Ele será o juiz dos atos, das palavras e dos pensamentos dos homens. Hoje, usufruimos da Sua paciencia; conhecemos a justiça dos Seus julgamentos no momento da ressurreição, quando cada um de nós receber consoante as obras realizadas.

Até quando adiaremos obedecer a Cristo, que do Seu Reino celeste nos interpela? Não desejaremos nós a purificação? Quando nos decidiremos a abandonar o tipo de vida que levamos para seguirmos o Evangelho com radicalidade?

Comentário de São Basílio.

Agora, do álbum"Neblim" a mensagem da banda Iahweh: "Eterno Deus"



Evangelho segundo São Lucas  7,31-35

Naquele tempo disse Jesus à multidão: "A quem, pois, compararei os  homens desta geração? A quem são semelhantes?

Assemelham-se a crianças que, sentadas na praça, se interpelam umas às outras dizendo: tocamos flautas para vós e não dancastes! Entoamos lamentações e não chorastes!

Veio João Batista, que não come pão e nem  bebe vinho e dizeis: está possesso do demônio!

Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizeis: Aí está um glutão e bebedor de vinho, amigo de cobradores de impostos e de pecadores!

Mas, a sabedoria foi justificada por todos os seus filhos

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SETEMBRO: O MÊS DA BIBLIA

Estamos no mês de setembro, o mês em que a Igreja exorta uma maior atenção à Palavra de Deus da parte dos que se dizem "fiéis".

Embora seja uma preocupação pertinente por parte da Igreja, há que se tomar muito cuidado, pois a Palavra de Deus exige uma elucidação e não deve ser lida como se fosse um livro qualquer, pois, dependendo da  interpretação que se faz, este livro inspirado por Deus para ser alimento e fundamento para nossa fé, pode também nos levar a perdição.

Temos que admitir que, depois que  a Igreja deixou de ser detentora exclusiva da Escritura Sagrada e instituiu-se  à todas as pessos a  liberdade de exame de seus ensinamentos, o que se viu foi uma quase infinita multiplicação de seitas, uma verdadeira "Babel biblica", cada qual dando uma interpretação dfierente do texto sagrado, sempre de acordo com suas conveniencias, e todas se proclamando verdadeiras.

A idéia de que cada um poderia ler a Biblia, daria automaticamente também o direito de um entendimento  diferente da Sagrada Escritura, negando-se desta maneira que haja realmente um sentido único objetivamente verdadeiro e desejado por Deus. Nega-se, desse modo, que haja "uma só fé". Deus teria feito a Bíblia como uma "Obra Aberta"; ela teria milhares de sentidos possiveis, todos possivelmente verdadeiros, mas nenhum exclusivamente verdadeiro e único.

Se pararmos para analisar, poderemos constatar que, se fosse a leitura da Bíblia necessária para a nossa salvação, não haveria salvação para os analfabetos e nem para os cegos sem os recursos do braile. Ademais, Nosso Senhor teria dito aos Apóstolos que a lessem e que ordenassem a todos sua leitura. Cristo teria ainda ordenado que se distribuissem bíblias a todos. Neste caso, Ele talvez tivesse dito: "ide e imprimi bíblias", ao invés de "ide e ensinai a todas as pessoas" (Mt 28,19).

E, porque jamais disse isto? Evidentemente os livros, mesmo os sagrados, são escritos para serem lidos. Portanto, Deus fez as Sagradas Escrituras para serem lidas. Mas, lidas por quem? Por todos?

É claro que não. Se nem todos tem competencia para enternder o que está escrito nos livros comuns, e, menos ainda nos livros especializados e científicos, muito menos ainda o terão para compreender os livros da Sagrada Escritura, que são profundíssimos. Um leitor despreparado, ou sem conhecimento conveniente,
não vai entender o texto, ou vai entendê-lo erradamente, ficando num estado pior do que o da ignorancia. Porque, pior do que não saber é saber errado.

Deus já dizia isso no livro dos Proverbios: "Assim como um espinheiro está na mão de um bêbado, assim está a parábola na boca do ignorante"(Prov. 26,7)

Quem teria então a missão de ler a Sagrada Escritura e explicá-la aos sábios e ao povo mais simples?

A resposta está em Mt 16,13-19 e na parábola do semeador (Mt 13,10 -13) : "A vós é concedido conhecer os misterios do Reino dos Céus, mas a eles não é concedido"

Leiamos, portanto, a Bíblia, mas sempre à luz da nossa Santa Madre Igreja.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A ORAÇÃO DE CRISTO

Evangelho segundo São Lucas, 6,12-19

Naquele tempo, Jesus foi para o monte fazer sua oração e passou o dia a orar a Deus.

Quando nasceu o dia, convocou os discipulos e escolheu doze entre eles, aos quais deu o nome de Apóstolos.

Simão, a quem chamou Pedro e André, seu irmão; Thiago, João, Filipe e Bartolomeu; Matheus e Tomé. Thiago, filho de Alfeu; e Simão, chamado o Zelote.

Judas, filho de Thiago e Judas Iscariotes, o que veio a ser o traidor.

Descendo com eles deteve-se num sitio plano, juntamente com numerosos discipulos e uma numerosa multidão de toda a Judéia, de Jerusalem e do litoral de Tiro e de Sidom, que acorrera para ouvir e ser curada de seus males. Os que eram atormentados por espiritos malignos ficaram curados; e toda a multidão procura tocá-he, pois emanava dele uma força que a todos curava.

A oração de Cristo em Getsemani é o encontro da vida humana de Jesus Cristo com a vontade eterna de Deus. O filho fez-se homem para que tivesse lugar este encontro de Sua vontade humana com a do Pai.

Fez-se homem para que este encontro fosse repleto de verdade sobre a vontade humana e sobre o coração humano. Esse coração  que quer fazer desaparecer o mal, o sofrimento, a flagelação, o julgamento, a coroa de espinhos, a cruz e a morte.

Por Beato João Paulo II.

Agora esta obra prima de Mike Slammer