sexta-feira, 16 de setembro de 2011

MENTIRA: A SUPER MÃE DOS PECADOS

Se fôssemos comparar a mentira com um animal, poderíamos dizer que ela seria aquela galinha choca que, para proteger os ovos que estão chocando ou os pintinhos recém nascidos, os abriga sob suas asas.

Da mesma forma, a mentira acolhe sob seu manto toda ação pecaminosa que se quer esconder, como homicídio, adultério, fornicação, roubo, etc. É, portanto, a característica mais desprezível que o ser humano pode ter. A pessoa que se predispõe a fazer da mentira um hábito ou um subterfúgio, não pode sequer pensar em dizer que é cristã.

A qualidade número um, ou o selo mais marcante da pessoa que se denomina cristã, é ser verdadeira, sempre falar a verdade, em todas as circunstâncias, pois, quem anda na retidão não tem medo e não precisa ocultar a verdade.

A mentira é um instrumento diabólico que o homem usa para sua própria perdição e o mais triste é que ele ama a mentira e não a verdade.

A juventude, em termos gerais, está sendo arrastada à perdição eterna pelo prazer transitório da inclinação às drogas, da banalização do sexo, etc. Tudo não passa de uma grande mentira; é enganoso, anormal, e traz prejuízos físicos, morais e espirituais.

Falar mentira é um mal muito comum em todos os ambientes e esferas da vida. Algumas pessoas dizem que certas mentiras são benignas, mas não é correto pensar assim. Toda mentira, pequena ou grande, é um instrumento do diabo, portanto, é recomendável que o cristão não se comprometa com coisa alguma que possa levá-lo a mentir.

O verdadeiro cristão deve tratar tudo de uma forma positiva: no seu falar o “Sim” deve ser “Sim” e o “Não”, “Não”, porque o que passa disso vem do maligno, conforme Mt. 5,37.
Devemos abominar a mentira, em qualquer forma que se apresente, e não nos esquecermos que o primeiro pecado grave, pecado de morte, registrado na Igreja foi uma mentira (Atos 5,1-11). Temos que amar a verdade, a qual está em nós e estará para sempre (II João 1,2).

Procuremos praticar a verdade em nossas vidas, crer na verdade, falar a verdade e amar a verdade, pois, lembremo-nos das palavras de Cristo: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” e ainda: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”.

Nunca minta (Never Lie) também é a exortação da banda Finlandesa “ReinXeed”, confira:


Nenhum comentário:

Postar um comentário