quinta-feira, 27 de outubro de 2011

PERDÃO: O SEGREDO DA VITÓRIA

Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura?

Hoje a própria ciência reconhece que algumas das nossas doenças não são curadas porque não conseguimos perdoar a quem nos ofendeu, ou a nós mesmos. É verdade que uma ferida não se cura de um dia para o outro, mas também é verdade que a cura depende do fato de todos os dias colocarmos o remédio do perdão sobre a ferida.

Perdoar significa não viver mais com o coração estreitado pelo ressentimento ou pelo ódio. Perdoar significa não alimentar doenças em si mesmo.

É obvio, entretanto, que perdoar não é um exercício tão fácil assim, mas, é sem dúvida a chave para nossa vitória. Assim sendo, aí vão algumas dicas do escritor Anselm Grüm, extraídas do livro “Perdoa a Ti Mesmo” que, com certeza, ajudarão muito neste processo:

- Permita-se sentir novamente a dor que o outro lhe causou (relembre o fato)

- Aceite a raiva que sente quando está diante dessa pessoa. O perdão vem depois da raiva e não antes dela. Enquanto aquele que nos feriu ainda se encontrar em nosso interior a ferida não pode ser curada. Se uma faca permanecer enterrada na ferida, esta jamais se fechará. A raiva é a força que arranca esta faca e a joga fora, que expulsa do nosso coração aquele que nos feriu.
Manter  uma certa distancia daquele que nos feriu nos ajuda a perceber que ele nos feriu porque também foi ferido por alguém.

- Avalie objetivamente aquilo que feriu você. A sua reação à ofensa quase sempre é desproporcional. Você não se dá conta de que aquilo que descarrega sobre a pessoa é uma raiva acumulada dentro de você por outros acontecimentos.

- Liberte-se do domínio de quem lhe ofendeu. Enquanto você não perdoar, continuará ligado a essa pessoa, e ela continuará a ter poder sobre você.
Raciocine: “Se eu não perdoar o outro continuará a ter poder sobre mim. Ele determinará meus pensamentos e sentimentos. O perdão me liberta do poder do outro.”

Além desta liberdade que o perdão nos proporciona, o outro fator não menos importante também é que,  quando perdoamos as ofensas recebidas, estamos dando um atestado de caridade, de sentimento cristão e , conseqüentemente de seguidores de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor e que sua permanência entre nós não foi em vão.

Que Deus nos abençoe no exercício cotidiano do perdão.

Por  Pe Paulo Cezar Mazzi

“To Love and Forgive” (Para amar e perdoar) é uma das faixas do álbum “Eye Of The Storm” lançado em 2011 pela banda  Divinefire, banda sueca de power metal sinfônico formado em 2004, ouçamos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário