segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mude Seu Modo de Vida

A pergunta que devo me fazer é: onde está meu coração? Com que procuro responder ao meu desejo de vida? Qual é o meu Deus? Ou seja: em que gasto minha vida? A quem a ofereço? O que tem dado sentido ao meu viver? São três as tentações fundamentais que atormentam o ser humano.

A primeira: colocar o sentido da vida no consumo. Esta se relaciona com a fome: fome de tudo. Fome de dinheiro, de bens materiais, de prazer, de distração, de droga, de bebida, de sexo, etc... A esta se responde assim: "Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".

 A segunda: usar a religião em benefício próprio, tomando o nome de Deus em vão. Ou seja, não procurar a vontade de Deus, mas querer Deus a serviço dos próprios caprichos: "Se és o Filho de Deus lança-te daqui abaixo...", que Deus te garantirá. Esta se vence assim: "Não tentarás o Senhor teu Deus".

 A terceira: a volúpia pelo poder e pela riqueza: "tudo isso te darei se caíres de joelhos para me adorar". Ao que, com Jesus, se deve responder: "para trás, Satanás, pois está escrito; adorarás o Senhor teu Deus e só a ele servirás"(Cf. Mt 4,1-11).

A vitória sobre o maligno há de se traduzir em amor concreto ao próximo. Jejuar das coisas inúteis, entregar-se à escuta da Palavra e intensificar a vida fraterna é o sentido da Quaresma como resposta ao amor de Deus. Um jejum que não frutificasse em caridade seria um jejum falso.

 Uma sugestão: jejua da TV e visita enfermos nessa Quaresma e encontrarás Deus.

Por  Dom Eduardo Benes Sales Rodrigues

Change the Way (Mude a Maneira): Mensagem da banda de hard rock Whiteheart


Nenhum comentário:

Postar um comentário