domingo, 8 de julho de 2012

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS

Talvez até o hábito rotineiro de nossas respostas não nos deixa perceber tamanha beleza e a grandeza da presença de Cristo no meio de nós. É bela a palavra do sacerdote a nos dizer: “O Senhor esteja convosco”, `a  qual respondemos fielmente: “Ele está no meio de nós!”
Cristo fragilizou-se inteiramente para fazer-se presente e presença. Um Deus que se fragiliza por amor é o sinal de contradição predito por Simeão no templo de Jerusalém .  Este sinal de contradição ganha sua plenitude no alto da cruz, quando Ele, por fidelidade e serviço, entrega-nos sua própria vida.
A presença de Cristo em nossa vida é coisa certa. Mas, não é uma presença qualquer. E presença carregada de amor e de misericórdia. É presença mansa e humilde daquele que nos amou até o fim. Este amar até o fim há de nos provocar a amar também, POIS , SEM AMOR NÃO HÁ PRESENÇA DE CRISTO EM NOSSA VIDA , pois Ele é o amor em plenitude. Essa verdade de nossa   confirma-se na ressurreição de Cristo, e mostra-nos que o Pai aprovou tudo que seu Filho fez e falou.
Olhemos para nós hoje. Estamos sempre na correria e preocupados com o futuro. Mesmo que a ciência e a  técnica venham nos facilitar muitas coisas e nos tragam grandes benefícios, ainda nos faltam coisas essenciais como o diálogo fraterno e sincero, a honestidade, a sinceridade. Numa palavra, falta ainda autenticidade. Ainda temos de aprender a dialogar como homem inteiro e não apenas como parte dele.
A ressurreição de Jesus nos faz vislumbrar o horizonte da grandeza  humana  com olhar penetrante e descobrir a pessoa nova surgida na ressurreição de Cristo. Em Cristo, os anseios de uma vida de plena  realização tornam-se reais. A ressurreição de Jesus revela-nos a plenitude de seu amor e o sentido de nossa vida. Jesus se faz presença em nossa vida e é nosso modelo de ser humano.
Por isso o Catecismo da Igreja Católica vem nos lembrar: “ o mistério pascal da Cruz e Ressurreição de Cristo está no centro da Boa Nova que os Apóstolos, e depois deles, a Igreja, vem anunciar ao mundo. O desígnio salvífico de Deus cumpriu-se uma vez por todas (Hb 9,26) pela morte redentora de seu Filho Jesus Cristo “ (CIC 571).
Assim, a Igreja, como sacramento do Reino nos faz compreender que a presença de Cristo é carregada de amor e misericórdia,  e que  “Ele está no meio de nós”. Ele não nos abandona, e sua  ressurreição é o centro de nossa fé e de nossa vida de Igreja. Ele quer repousar em nosso coração frágil e humano.
Por Pe Ferdinando Mancilo, C.Ss.R.
É o que diz com suas palavras uma das melhores bandas de heavy metal do Brasil:  Eterna – com o single “Jesus”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário