segunda-feira, 4 de julho de 2011

STRYPER: O ATAQUE DO AMARELO E PRETO

O Stryper é uma banda norte-americana de heavy metal  formada em 1983 na Califórnia, cujas letras são baseadas no cristianismo e é considerada a pioneira do gênero "metal cristão" tendo, entretanto,  tocado ao lado de grandes bandas como Dio, White Lion e Keel, entre outras.

Um elemento característico da banda foi que todos os seus equipamentos, aparelhos e instrumentos foram pintadas em riscas amarelas e pretas. Stryper também teve outras marcas distintivas. Além de posicionar o set de bateria de Robert Sweet de lado para o público, também costumavam jogar Bíblias para a multidão nos concertos, especificamente edições do Novo Testamento com adesivos da banda.

Como um protesto contra o "666" símbolos populares entre os muitos fãs de heavy metal , Robert Sweet promoveu um símbolo alternativo numerológico, o "777" que posteriormente se tornou bastante popular entre os metaleiros cristãos. Embora o número "777" não seja referenciado pela Bíblia em oposição a "666", que é mencionado no Livro do Apocalipse como o número da besta, o número "7" ,entretanto, é tradicional na simbologia cristã associado à divina perfeição.

Em 12 de Agosto de 2006, o Stryper se apresenta pela primeira vez no Brasil, na casa de shows Via Funchal, na cidade de São Paulo.

Neste ano foi anunciado que voltariam a tocar em nossas terras no mês de julho, mas para a decepção dos fans os dois shows previstos para Belo Horizonte  e São Paulo foram cancelados.

Membros Atuais:

Michael Sweet - Vocal e Guitarra
Oz Fox - Guitarra e vocais
Robert Sweet - Bateria
Timothy Gaines - Baixo e vocais

Álbuns:

The Yellow and Black Attack -1983
Soldiers Under Command - 1985
The Yellow and Black Attack - 1986
To Hell With the Devil - 1986
In God We Trust - 1988
Against the Law - 1990
Can't Stop the Rock - 1991
Seven: The Best of Stryper - 2003
7 Weeks: Live in America -  2004
Reborn - 2005
The Roxx Regime Demos - 2007
Murder by Pride - 2009
The Covering - 2011

Videografia

Live in Japan - 1985
In the Beginning - 1989
Stryper Burning Flame Live in Japan - 1989
Stryper Expo - 2000
Stryper Expo II: West Side Story - 2001
Greatest Hits: Live in Puerto Rico - 2004
Live in Jakarta - 2010

O nome "Stryper" é referência à palavra "stripes", do verso 5 do Capítulo 53 do livro bíblico de Isaías:

"Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."

Esta referência bíblica (Isaías 53:5) também faz parte do logotipo da banda.

No contexto do verso bíblico acima, a palavra "stripes" significa "ferida", ou seja, as marcas causadas pela flagelação que Jesus Cristo viria a sofrer.

Além deste significado, a palavra "stripes" também pode ser traduzida para o português como "listras", o que conferiu à banda o visual listrado característico de seus primeiros anos, além das listras no logotipo.

Posteriormente, o baterista Robert Sweet criou um Retroacrônimo para o nome "Stryper", ou seja, transformou a palavra STRYPER em um acrônimo (sigla):

Salvation Through Redemption, Yielding Peace, Encouragement and Righteousness.

Em português: "Salvação Através de Redenção, Trazendo Paz, Encorajamento e Retidão".

Confira agora uma apresentação ao vivo da banda em Jakarta, Indonésia, em 2010 com os hits: "To Hell With the Devil" e "Soldier Under Command":

Nenhum comentário:

Postar um comentário