quinta-feira, 23 de agosto de 2012

ORAÇÃO: O ALIMENTO PARA O ESPÍRITO

A oração é uma necessidade humana. De um jeito ou de outro ela é real, pois é o alimento de nosso espírito.

Nos momentos de depressão e pessimismo sentimos como balançamos por dentro. Mas, também, quando entramos em grande euforia, ou nos empolgamos demais com alguma coisa ou atividade, perdemos o controle e a justa medida. É assim com crianças, com adolescentes e jovens. É assim a vida toda.

Padroeiro da moral cristã, Santo Afonso sintetizou em uma frase a importancia da oração, dentro desta condição humana: " Quem reza se salva". Sugere com isso que a oração é o grande encontro de nós mesmos com Deus. Se buscarmos Nele a sua bondade, Ele  nos mostra a justa medida e  bom encaminhamento de nossa vida. Se nos sentimos fracos e pessimistas, Ele nos conforta e anima. Se nos sentimos fortes e animados, Ele nos mostra as tarefas da bondade no mundo e a alegria da pratica do bem.

Há muitos jeitos de rezar. Usamos orações prontas, gestos e cânticos. Mas, o principal mesmo, é o encontro com a bondade de Deus, que nos acolhe e direciona nossa vida. Não é importante dizer tantas coisas para Deus. Jesus disse: "Quando voces rezarem não usem muitas palavras, pensando que serão atendidos pelo palavreado" (Mt 6,7). É preciso deixar que Ele nos fale. Melhor mesmo é abrir diante dele com toda confiança, nossa vida, colocando o que precisa da Sua Palavra e presença. O Pai Nosso é a grande síntese dos conteúdos da oração que Jesus nos ensinou.

É preciso ter momentos de oração cada dia. Também quando tudo corre bem, pois nos empolgamos com as facilidades e esquecemos outras coisas importantes. Sem rezar acabamos perdendo a noção de quem realmente somos e qual o rumo de nossa vida. Pela oração encontramos força interior e os grandes sentidos que nos guiam.

A oração é tema também desta linda música da banda americana  WHITECROSS:  "I Keep Praying". E você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário